Modelo universitário da UFSB é destacado no Senado

Lídice da Mata
Arquivo

A implantação da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) foi tema de audiência pública realizada pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) do Senado nesta quarta-feira (16/12), a pedido da senadora  Lídice da Mata (PSB-BA), que também presidiu a audiência. O reitor da UFSB, Naomar Monteiro de Almeida Filho, fez um balanço do primeiro ano de implantação da universidade que terá sua primeira turma formada em 2017.  Hoje, a UFSB tem 1.545 alunos e 188 professores.

De acordo com Naomar, a universidade vem obtendo forte apoio de investimentos  por parte das prefeituras e do governo estadual. Ele destacou que já está bem adiantado, no governo estadual, o processo que vai repassar à  UFSB as antigas instalações do Derba, situado no centro urbano de Teixeira de Freitas, onde, no início do próximo ano, haverá consolidação do campus Paulo Freire da instituição. O reitor ressaltou ainda a necessidade de abertura de vagas para professores para viabilizar a implantação total desse novo modelo.

Participando do debate, o coordenador geral de Expansão e Gestão das Instituições Federais de Ensino do Ministério da Educação, Antônio Simões Silva, elogiou o projeto pedagógico da Universidade, destacando como novidade bem sucedida a parceria entre Estado, municípios e União. Ele afirmou que outras universidades brasileiras deveriam adotar o modelo da UFSB cuja principal característica é a de  universidade ir ao encontro do aluno, e não o contrário. O senador Cristovam Buarque (PDT-DF) ressaltou a necessidade de maior investimentos federais na educação de base.

Modelo pedagógico - Uma das características da UFSB é promover o ingresso dos alunos nos programas de bacharelado interdisciplinar, em que o estudante escolhe uma entre quatro grandes áreas de atuação: Artes, Humanidades, Saúde, Ciência e Tecnologia. Após concluir o bacharelado, com duração de três anos, o aluno faz então uma opção mais específica, escolhendo uma carreira profissional. O bacharelado interdisciplinar já é adotado em instituições como a Universidade Federal da Bahia e a Universidade Federal do ABC, no Estado de São Paulo. Além disso, a UFSB oferece aos moradores dos municípios do sul da Bahia com mais de 20 mil habitantes a possibilidade de ingressar em seus cursos por meio de colégios universitários instalados em suas próprias localidades.

A UFSB está sediada na cidade de Itabuna, com campi em Porto Seguro e Teixeira de Freitas. Sua criação foi aprovada pelo Senado em 8 de maio de 2013 e sancionada pela presidente Dilma Rousseff em 5 de junho do mesmo ano. Para Lídice, que relatou o projeto de lei que criou a Universidade, o papel da instituição será essencial para promover a profissionalizaçaõ dos jovens da região.